Praia (1)

Pesquisar este blog

abril 17, 2022

Ilha da 'Gipóia' em fotos

Um Pouco de Curiosidades

    A maioria dos resultados ao se pesquisar pela ilha ocorrem com 'Gipóia', mas há duas questões. A primeira é que palavras de origem indígena devem ser grafadas com 'J', não com 'G', mas, historicamente, prevaleceu o uso do 'G' para a ilha. Uma outra coisa é o ultrapassado acento. Como seria a pronúncia sem ele? Igual, pois proparoxítona se acentua, e oxítona terminada em 'A' também, restando paroxítona como opção. Pelas reformas da língua,  por fim, não deve ser acentuado o ditongo 'oi'. 


    Acredita-se que o nome jipoia venha de jiboia, apesar de não se ter certeza se a relação seja pelo formato da ilha ou pela presença delas antigamente.  Leia mais aqui


    Estava querendo tirar férias há um tempo, para me desconectar um pouco da cidade grande e respirar um pouco a brisa do mar. A ideia seria ficar 2 ou 3 noites em uma ilha afastada (na prática ficamos 1 noite e a ilha não é exatamente afastada da costa, estando bem próxima de Angra dos Reis), mas foram 2 dias ótimos, e a gastronomia local compensou pelo primeiro dia chuvoso. No segundo dia, o céu azulado deu vida às águas das diversas praias locais.


    Impressões positivas: a pousada em que fiquei com minha família, Pousada Vitorino, era muito aconchegante e com pessoal bastante simpático e solícito. A comida no local é muito boa, e quem for não pode perder o arroz com polvo do restaurante Canto das Canoas, na praia Vitorino. A região traz um ar de paraíso do ladinho de Angra dos Reis. Um passeio de barco por algumas horas é imprescindível, sendo possível contratar alguns barqueiros levarem você e sua família privativamente a algumas praias, como fizemos. Há também as escunas, para quem preferir. Quem ficar na ilha não pode deixar de conhecer o simpático Sorriso, um cachorrinho que parece guia ao acompanhar os visitantes nas trilhas. 


    Impressões negativas: apesar de toda a simpatia do pessoal da ilha, o atendimento de outra pousada, da qual não mencionarei o nome mas que estávamos cotando no outro lado da ilha, foi extremamente insatisfatório e mal educado, parecendo que estava sendo feito um enorme favor à gente por uma simples resposta. A ilha também tem bastante lixo e fezes de cachorros soltos (inclusive de visitantes que trazem e deixam cães livres, um inclusive solto e latindo para as pessoas).


    No geral, é um ótimo passeio de fim de semana e uma boa oportunidade de escape para moradores de São Paulo ou do Rio de Janeiro. Claro que, pela enorme quantidade de ilhas na Baía da Ilha Grande, pode ser uma viagem bem mais longa aproveitando as inúmeras praias e atrações da região, com mergulhos, passeios de barco, trilhas, águas cristalinas de temperatura agradável e pratos deliciosos. 
















Nenhum comentário:

Postar um comentário